Visita à Paraty

VISITA CULTURAL À PARATY


    Em 1654, Paraty já era um povoado submetido à jurisdição de Angra dos Reis, sendo ponto de conexão entre São Paulo e o sertão das minas de ouro, fazendo parte do Caminho Velho. Por terra e por mar chegavam os paulistas para empreender a viagem seguindo a trilha dos índios guaianás através da Serra do Facão. Era uma vila de intenso comércio portuário, sendo polo de vários produtos como sal, azeite, vinho, açúcar, aguardente e outros víveres além do ouro. 

  Com o declínio do período aurífero, a região manteve prosperidade econômica no século XIX com a produção de açúcar e aguardente, o que demandou  uma grande quantidade de escravos para trabalho na lavoura. Organizados em irmandades, construíram suas próprias igrejas como a do Rosário - de irmãos negros, e a de Santa Rita - formada por negros e pardos. Remanescentes desta mão de obra escrava sobrevivem ainda hoje num quilombo próximo, em Paraty Mirim.



  Igreja de Santa Rita
  




     Igreja de Nossa Senhora do Rosário




Caminho do Ouro





 Ruela de Paraty




Os sobrados de quinas decoradas




Cachaçaria




Ateliês de Arte




Espetáculos de rua



Em caso de chuva essa atividade será substituída por uma visita cultural guiada ao Centro do Rio de Janeiro.

Em caso de dia chuva, não haverá visita à Paraty, pois a estrada é cheia de curvas, a visibilidade e segurança ficam comprometidas, o tipo de terreno da região favorece o deslizamento de barreiras e a visita ao Centro Histórico da Antiga Vila de Paraty é totalmente feita a pé, o que torna-se  inviável.  Nesse  caso seguiremos o seguinte roteiro, feito no Centro do Rio de Janeiro: 

10:00h: encontro no metrô da Uruguaina, em frente à Igreja do Rosário. Visita à Igreja e Museu dos Negros. 
11:00: Santo Elesbão e Santa Efigênia.
11:30: Deslocamento até a Praça XV. 
12:00: Mestre Valentim - Chafariz da Pirâmide e Igreja da Ordem Terceira do Carmo.
13:00: Mestre Inácio Ferreira pinto: Igreja do Carmo, antiga catedral metropolitana. 

14:00h: Almoço

Nenhum comentário:

Postar um comentário