Campo Artístico e
Construção de Etnicidades
Construção de Etnicidades
PASSOS E COMPASSOS DO OLHAR EM
DESLOCAMENTOS A GUINÉ BISSAU
Virginia Maria Yunes
– UDESC
AFRODESCENDÊNCIA E CULTURA: A
LITERATURA ANGLÓFONA E A VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES
Lílian Cavalcanti
Fernandes Vieira - UFC
ARTE-ARUANDA: O DESEJO DE TRANSPOR OS
MUROS DO MUNDO EURO NORMATIVO NO CIRCUITO DE ARTES VISUAIS
Isabela de Fátima do Lago Vieira- NEAB/IFPA e
Arthur Leandro de Moraes Maroja- UFPA
ESCOLA DE SAMBA: AXÉ MUITO ALÉM DO
ENREDO. ESTUDO SOBRE A RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NAS ORIGENS DAS ESCOLAS DE
SAMBA ESTÁCIO E PORTELA
Juliana do Nascimento Correia
ANJO NEGRO E SORTILÉGIO - UMA
COMPARAÇÃO ETNOGRÁFICA
Eliane Almeida de Souza e Cruz
SOUL BLACK DO BEN
Giovana de Carvalho Castro – PJF/MG
Carla Cristina Carvalho Pereira – PJF/MG
Herbert Hischter – PJF/MG
O ENSINO DE LITERATURA E
SUAS POSSIBILIDADES: A ESCRITA MARGINAL E A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03
Daniele Feliz
DÙNDÚM - “OS
TAMBORES FALANTES”: ANUNCIANDO DIFERENTES HISTÓRIAS
Taisa Ferraz Eduar
A construção de
identidades dentro do Teatro do Oprimido. Uma proposta de intervenção da
arte-educação COM AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS.
Francisco W. B.,
Sampaio de Araújo – CEFET/RJ
A ESCULTURA DE EMANOEL ARAUJO
Cristina Pierre de França
OS PERCALÇOS NA
EDUCAÇÃO PARA MINISTRAR OS CONTOS MITOLÓGICOS AFRICANOS
Maria
Cristina Marques
UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE
LEGITIMAÇÃO
DO ARTISTA AFRO-BRASILEIRO
Soane Piuna Batista de Souza - UFMS
Paulo César Antonini de Souza - UFMS
AFRORRASURAS – DISPUTAS DE MEMÓRIA E IDENTIDADE NAS POÉTICAS DE ÉLE SEMOG E JOSÉ LUIS HOPFFER ALMADA
Ricardo “Riso” Silva Ramos de Souza - CEFET/RJ
Mídia
e Repertórios Culturais na Construção de Identidades Étnico-Raciais
Corpo, palavra e territórios Culturais nas
representações cinematográficas juvenis.
Monica Franciso -
UFRRJ .
A Estética da Cultura Afro-brasileira como caminho
para a Emancipção
Rosana Soares - UFBA; Carlos Alberto da Silva
- Unisul.
Ideologia do Branqueamento e a Identidade Negra nas
telenovelas Brasileiras - Contribuições da Lei 10.639/2003
Maureci Moreira de
Almeida - CEFAPRO; Francisco Xavier Freire Rodrigues - UFMT.
"Igualdade é o cacete!" - As controvérsias
em torno dos usos e significações da categoria Intolerância Religiosa pelos
membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro na Cidade do Rio
de Janeiro (COMDEDINE - Rio)
Rosiane Rodrigues de
Almeida - UFF.
Crianças negras, Literatura Infantil Branca
Liliam Teresa Martins Freitas - UFF.
Cabelos crespos como marcador étnico racial entre
crianças da educação infantil.
Aline de Oliveira
Braga - UERJ.
Como um negro: desconstruindo estereótipos.
Natasha fernandes
Mendes - CEFET-RJ; Isabela Bastos de Carvalho - CEFET-RJ.
Juventude Negra e a Lei 10.639/2003: novas
perspectivas de (re) construção social.
Rosilene da Conceição
Silva - CEFET-RJ; Marcelino Euzébio Rodrigues - UFRRJ.
Notas sobre a branquitude: as relações raciais no
Brasil a partir da dança.
Felipe Wircker
Machado - PUC-Rio.
O Pagode da década de 90, um estudo sobre a imagem do
negro na mídia.
Demetrius Silva Gomes
- CEFET-RJ.
Pensamento
e Políticas Públicas: Dimensões Institucionais das Relações Étnico-Raciais
“10
ANOS DE PROMULGAÇÃO DA LEI Nº10639/03: SEUS REFLEXOS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR
DA PERIFERIA”
Altair
“A
EFETIVAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS NO ENSINO PUBLICO
E PRIVADO:UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS”
Antônio
Germano e Manuel Tavares Gomes
“PROTEÇÃO
CULTURAL E URBANISTICA DAS CASAS DE MATRIZES AFRICANAS: POSSIBILIDADE DE
PROMOVER A GARANTIA DA IGUALDADE NAS TERRITORIALIDADES NEGRAS NO MUNICÍPIO DE
NOVA IGUAÇU”
Carlos Humberto Filho
CONHECENDO
OS ALUNOS INTERNOS DO CAVG/IFSUL: EDUCAÇÃO CULTURA E POLITICA PÚBLICA
Angelita Ribeiro,
Fabíola Mattos, Denise Bussoletti, Leandro Haerter e Hélcio Júnior
O
SENSO COMUM E AS COTAS RACIAIS: ANALISE DAS OPINIOES EMITIDAS PELOS LEITORS DO
JORNAL O GLOBO SOBRE O SISTEMA DE COTAS ATRAVES DA SESSÃO “CARTA DOS LEITORES”
Luiza Mandela
“ESCOLARIZAÇÃO
DE MENINOS NEGROS: DESCONSTRUÇÃO DE SABERES POR MEIO DE CURRICULOS”
Monica Francisco
“IGUALDADE
E DISCRIMINAÇÃO À LUZ DAS POLITICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS”
Nelson Joaquim
“O
PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA E A AUSENCIA DE DOENÇA POR RAZÕES ETNICAS NA POPULAÇÃO
AFRODESCENDENTE: A ANEMIA FALCIFORME EM QUESTÃO”
Rita Ladeira - UFRJ/CEFET
“O
MESMO E O OUTRO: A PESQUISA COMO ENCONTRO OU O ENCONTRO COMO PESQUISA?”
Daniele Tudes
“A
LEI PEGOU? REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INSTITUCIONAIS PARA A EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES
ETNICO-RACIAIS”
Ursula
Práticas Educacional
Espaço
e expressões religiosas: teoria e prática na geografia escolar
Marcelo Alonso Morais
PUC Rio, Colégio Pedro II, Escola Alemã Corcovado
“CAIXA
DE MEMÓRIAS”: ARTE E ANCESTRALIDADES NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL .
Edvandro Luise de
Souza, Caio Cesar Pereira Pinto Cruz, Eliane Mattozo de Mattos, Olívia Samara
Negrão Cavalcanti, Raphael de Andrade Couto e Viviane Viana de Souza – Colégio Pedro
II.
CONSTRUINDO
RELAÇÕES COM A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Regina Márcia Pereira
de Oliveira- FaE/UEMG
RELATO
DE EXPERIÊNCIA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE TEATRO NO PIBID
Ana Caroline de Jesus
Santos
TEATRO
NA COMUNIDADE: CORPOS MARCADOS PELAS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO
Hélcio Fernandes Barbosa Júnior, Leandro
Haerter, Angelita (IFSul) Soares Ribeiro (IFSul) e Denise Marcos Bussoletti. –
UFPel.
A CONTRIBUIÇÃO DAS CULTURAS
E HISTÓRIAS QUILOMBOLAS EM CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Hélcio Fernandes Barbosa Júnior, Leandro
Haerter, Angelita (IFSul) Soares Ribeiro (IFSul) e Denise Marcos Bussoletti. –
UFPel.
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ADOLESCENTES NEGROS E NEGRAS
José Heleno Ferreira – FUNEDI/UEMG
“O CABELO NÃO PODE
TE NEGAR: DIALOGANDO COM O CURTA IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL
Caruanã Guatara Oliveira Frescurato -
UFRRJ
A QUESTÃO DAS
IDENTIDADES NA COPA DO MUNDO DA FIFA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARTE/EDUCAÇÃO PARA AS
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR
Ana Paula Vasconcellos Moreira – UnB (IdA/Vis)
OS
PROCESSOS DE INTERPELAÇÕES RACIAIS E AS PRÁTICAS CULTURAIS COMO POSSIBILIDADES
DE AUTOCONSTRUÇÃO
Paulo César Cardoso –
CEFET-RJ
SOBRE
AS ASAS DO ‘ANJO NEGRO’, PRESSUPOSTOS ANALÓGICOS E DIGITAIS DA METODOLOGIA ‘MÍTICA’
PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS DO IFB:
RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Robson
Bastos Roen, Fernando Antônio de Alvarenga Grossi, Andreia dos Santos, Damares
Rodrigues Barreto e Josilene Maria da Silva – IFB.
LITERATURA
INFANTO-JUVENIL: UM CAMINHO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL.
Gracyelle S. Costa -
UFF
PIMENTA NO PÉ
Cláudia Valéria B.
Marques e Gláucia L. Drumond Bispo (UERJ) – PCRJ
RACISMO, PRECONCEITO E
DISCRIMINAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓICAS COM
CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS
Larissa Jacintho
Moreira Gama – IM/UFRRJ
A AFRICA EM NÓS - A CONTRIBUIÇÃO DO NEGRO PARA A CULTURA BRASILEIRA.
Janaína Nery Viana – UFF/RJ
Pintura Ndebele: cores e formas da cultura africana
nas aulas de artes.
Talita dos Santos
Gregório - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Marcela
Wanderley Gaio - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
A Produção do livro África: Novas leituras
Vagner da rosa Amaro
- Sesc
Samba e Afro-brasilidade: troca de Experiências e
saberes em uma oficina.
Fernanda Delvalhas
Piccolo, IFRJ – Nilópolis, Maria da Glória Santos – IFRJ, Sandra Regina Fabiano
do Rosário Vieira IFRJ, Claudia Pinho
Anselmo de Lima – IFRJ, Sidnei Eduardo Pena Gama - IFRJ
Histórias de lá e de cá, fortalecendo identidades:
aplicação da lei 10639/03 na Educação Infantil.
Ananda da Luz
Ferreira - Creche Municipal Casa Branca Professor Paulo Freire.
A lei 10.639, uma experiência concreta no pré
vestibular comunitário
Elson Luiz Barbosa
Filho - UFF
O acesso às Letras por negros livres, libertos e
sujeitos de pés descalços
Katia Geni Cordeiro
Lopes - Instituto Municipal Helena Antipoff
Diálogos com saúde e cultura na escola Pataxó.
Paulo de Tássio
Borges da silva - PPGED/UFS
Maria Inês Oliveira
Araújo - PPGED/UFS
A lei 10.639/03 e as questões de identidade através
da arte.
Tássio Ferreira
Santana - PPGAC/UFBA
Sarau da Cultura Afro-brasileira: a arte negra na
perspectiva de promoção de saúde mental no espaço escolar.
Danielle Celi dos
Santos Scholz – UFRGS, Leira Salete Teixeira, Simone Borges e Anna Letícia Ventre - Secretaria de
Educação de Novo Hamburgo
Educação como ato político: uma breve reflexão sobre
o pré-vestibular para negros e carentes (PVNC).
Vanessa Silveira de
Brito - UERJ
Arte, Educação e Relações Étnico-Raciais no Museu da
Vida.
Hilda da Silva Gomes,
Carla Gruzman e Maria Paula Bonatto - Museu da Vida - Fiocruz
Dundum - "Os tambores falantes": anunciando
diferentes histórias.
Taisa Ferraz Eduardo
- CE. Mal. João Baptista de Mattos.
Coletivo Uttopia21: uma experiência virtual contra o
racismo, preconceito e discriminação.
Dayse Álvares de
Morais Silva - PUC-SP
Pedagogias da racialização em foco: uma pesquisa com
crianças da educação infantil.
Liliane Marisa Rodrigues Machado - Rede Municipal Alvorada/RS.
“O arcabouço desigual: a gravidade da injúria”
Patrícia G. O.
Rodrigues – CEFET/RJ
Afro-Permanente: A formação do arte-educador e as
questões afro-brasileiras
Juliana Oliveira Gonçalves dos Santos – IA-UNESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário