Trabalhos Aprovados

Campo Artístico e 
Construção de Etnicidades




PASSOS E COMPASSOS DO OLHAR EM DESLOCAMENTOS A GUINÉ BISSAU
 Virginia Maria Yunes – UDESC



AFRODESCENDÊNCIA E CULTURA: A LITERATURA ANGLÓFONA E A VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES
Lílian Cavalcanti Fernandes Vieira - UFC



ARTE-ARUANDA: O DESEJO DE TRANSPOR OS MUROS DO MUNDO EURO NORMATIVO NO CIRCUITO DE ARTES VISUAIS
Isabela de Fátima do Lago Vieira- NEAB/IFPA  e 
Arthur Leandro de Moraes Maroja- UFPA


ESCOLA DE SAMBA: AXÉ MUITO ALÉM DO ENREDO. ESTUDO SOBRE A RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NAS ORIGENS DAS ESCOLAS DE SAMBA ESTÁCIO E PORTELA
Juliana do Nascimento Correia



ANJO NEGRO E SORTILÉGIO - UMA COMPARAÇÃO ETNOGRÁFICA
Eliane Almeida de Souza e Cruz



SOUL BLACK DO BEN
Giovana de Carvalho Castro – PJF/MG
Carla Cristina Carvalho Pereira – PJF/MG
Herbert Hischter – PJF/MG



O ENSINO DE LITERATURA E SUAS POSSIBILIDADES: A ESCRITA MARGINAL E A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03
Daniele Feliz



DÙNDÚM - “OS TAMBORES FALANTES”: ANUNCIANDO DIFERENTES HISTÓRIAS
Taisa Ferraz Eduar



A construção de identidades dentro do Teatro do Oprimido. Uma proposta de intervenção da arte-educação COM AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS.

Francisco W. B., Sampaio de Araújo – CEFET/RJ


A ESCULTURA DE EMANOEL ARAUJO
Cristina Pierre de França



OS PERCALÇOS NA EDUCAÇÃO PARA MINISTRAR OS CONTOS MITOLÓGICOS AFRICANOS
                                                                   Maria Cristina Marques



UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO
DO ARTISTA AFRO-BRASILEIRO
Soane Piuna Batista de Souza - UFMS
Paulo César Antonini de Souza - UFMS




AFRORRASURAS – DISPUTAS DE MEMÓRIA E IDENTIDADE NAS POÉTICAS DE ÉLE SEMOG E JOSÉ LUIS HOPFFER ALMADA
Ricardo “Riso” Silva Ramos de Souza - CEFET/RJ





Mídia e Repertórios Culturais na Construção de Identidades Étnico-Raciais



Corpo, palavra e territórios Culturais nas representações cinematográficas juvenis.
Monica Franciso - UFRRJ .



A Estética da Cultura Afro-brasileira como caminho para a Emancipção
 Rosana Soares - UFBA; Carlos Alberto da Silva - Unisul.



Ideologia do Branqueamento e a Identidade Negra nas telenovelas Brasileiras - Contribuições da Lei 10.639/2003
Maureci Moreira de Almeida - CEFAPRO; Francisco Xavier Freire Rodrigues - UFMT.



"Igualdade é o cacete!" - As controvérsias em torno dos usos e significações da categoria Intolerância Religiosa pelos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro na Cidade do Rio de Janeiro (COMDEDINE - Rio)
Rosiane Rodrigues de Almeida - UFF.



Crianças negras, Literatura Infantil Branca
 Liliam Teresa Martins Freitas - UFF.



Cabelos crespos como marcador étnico racial entre crianças da educação infantil.
Aline de Oliveira Braga - UERJ.



Como um negro: desconstruindo estereótipos.
Natasha fernandes Mendes - CEFET-RJ; Isabela Bastos de Carvalho - CEFET-RJ.



Juventude Negra e a Lei 10.639/2003: novas perspectivas de (re) construção social.
Rosilene da Conceição Silva - CEFET-RJ; Marcelino Euzébio Rodrigues - UFRRJ.



Notas sobre a branquitude: as relações raciais no Brasil a partir da dança.
Felipe Wircker Machado - PUC-Rio.



O Pagode da década de 90, um estudo sobre a imagem do negro na mídia.
Demetrius Silva Gomes - CEFET-RJ.







Pensamento e Políticas Públicas: Dimensões Institucionais das Relações Étnico-Raciais


“10 ANOS DE PROMULGAÇÃO DA LEI Nº10639/03: SEUS REFLEXOS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DA PERIFERIA”
Altair

“A EFETIVAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS NO ENSINO PUBLICO E PRIVADO:UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS”
Antônio Germano  e Manuel Tavares Gomes

“PROTEÇÃO CULTURAL E URBANISTICA DAS CASAS DE MATRIZES AFRICANAS: POSSIBILIDADE DE PROMOVER A GARANTIA DA IGUALDADE NAS TERRITORIALIDADES NEGRAS NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU”
Carlos Humberto Filho

CONHECENDO OS ALUNOS INTERNOS DO CAVG/IFSUL: EDUCAÇÃO CULTURA E POLITICA PÚBLICA
Angelita Ribeiro, Fabíola Mattos, Denise Bussoletti, Leandro Haerter e Hélcio Júnior

O SENSO COMUM E AS COTAS RACIAIS: ANALISE DAS OPINIOES EMITIDAS PELOS LEITORS DO JORNAL O GLOBO SOBRE O SISTEMA DE COTAS ATRAVES DA SESSÃO “CARTA DOS LEITORES”
Luiza Mandela

“ESCOLARIZAÇÃO DE MENINOS NEGROS: DESCONSTRUÇÃO DE SABERES POR MEIO DE CURRICULOS”
Monica Francisco

“IGUALDADE E DISCRIMINAÇÃO À LUZ DAS POLITICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS”
Nelson Joaquim

“O PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA E A AUSENCIA DE DOENÇA POR RAZÕES ETNICAS NA POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE: A ANEMIA FALCIFORME EM QUESTÃO”
Rita Ladeira - UFRJ/CEFET

“O MESMO E O OUTRO: A PESQUISA COMO ENCONTRO OU O ENCONTRO COMO PESQUISA?”
Daniele Tudes

“A LEI PEGOU? REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INSTITUCIONAIS PARA A EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS”

Ursula




Práticas Educacional



Espaço e expressões religiosas: teoria e prática na geografia escolar
Marcelo Alonso Morais
PUC Rio, Colégio Pedro II, Escola Alemã Corcovado



“CAIXA DE MEMÓRIAS”: ARTE E ANCESTRALIDADES NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL .
Edvandro Luise de Souza, Caio Cesar Pereira Pinto Cruz, Eliane Mattozo de Mattos, Olívia Samara Negrão Cavalcanti, Raphael de Andrade Couto e Viviane Viana de Souza – Colégio Pedro II.


CONSTRUINDO RELAÇÕES COM A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Regina Márcia Pereira de Oliveira- FaE/UEMG


RELATO DE EXPERIÊNCIA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE TEATRO NO PIBID
Ana Caroline de Jesus Santos

TEATRO NA COMUNIDADE: CORPOS MARCADOS PELAS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO
Hélcio Fernandes Barbosa Júnior, Leandro Haerter, Angelita (IFSul) Soares Ribeiro (IFSul) e Denise Marcos Bussoletti. – UFPel.



A CONTRIBUIÇÃO DAS CULTURAS E HISTÓRIAS QUILOMBOLAS EM CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Hélcio Fernandes Barbosa Júnior, Leandro Haerter, Angelita (IFSul) Soares Ribeiro (IFSul) e Denise Marcos Bussoletti. – UFPel.



EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ADOLESCENTES NEGROS E NEGRAS
José Heleno Ferreira – FUNEDI/UEMG



O CABELO NÃO PODE TE NEGAR: DIALOGANDO COM O CURTA IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL

Caruanã Guatara Oliveira Frescurato - UFRRJ



A QUESTÃO DAS IDENTIDADES NA COPA DO MUNDO DA FIFA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARTE/EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR

Ana Paula Vasconcellos Moreira – UnB (IdA/Vis)


OS PROCESSOS DE INTERPELAÇÕES RACIAIS E AS PRÁTICAS CULTURAIS COMO POSSIBILIDADES DE AUTOCONSTRUÇÃO
Paulo César Cardoso – CEFET-RJ


SOBRE AS ASAS DO ‘ANJO NEGRO’, PRESSUPOSTOS ANALÓGICOS E DIGITAIS DA METODOLOGIA ‘MÍTICA’ PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS DO IFB: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Robson Bastos Roen, Fernando Antônio de Alvarenga Grossi, Andreia dos Santos, Damares Rodrigues Barreto e Josilene Maria da Silva – IFB.

LITERATURA INFANTO-JUVENIL: UM CAMINHO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL.
Gracyelle S. Costa - UFF


PIMENTA NO PÉ
Cláudia Valéria B. Marques e Gláucia L. Drumond Bispo (UERJ) – PCRJ


RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓICAS COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS
Larissa Jacintho Moreira Gama – IM/UFRRJ



A AFRICA EM NÓS - A CONTRIBUIÇÃO DO NEGRO PARA A CULTURA BRASILEIRA.
Janaína Nery Viana – UFF/RJ




Pintura Ndebele: cores e formas da cultura africana nas aulas de artes.
Talita dos Santos Gregório - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Marcela Wanderley Gaio - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.


A Produção do livro África: Novas leituras  
Vagner da rosa Amaro - Sesc


Samba e Afro-brasilidade: troca de Experiências e saberes em uma oficina.
Fernanda Delvalhas Piccolo, IFRJ – Nilópolis, Maria da Glória Santos – IFRJ, Sandra Regina Fabiano do Rosário Vieira IFRJ,  Claudia Pinho Anselmo de Lima – IFRJ, Sidnei Eduardo Pena Gama - IFRJ 


Histórias de lá e de cá, fortalecendo identidades: aplicação da lei 10639/03 na Educação Infantil.
Ananda da Luz Ferreira - Creche Municipal Casa Branca Professor Paulo Freire.


A lei 10.639, uma experiência concreta no pré vestibular comunitário
Elson Luiz Barbosa Filho - UFF


O acesso às Letras por negros livres, libertos e sujeitos de pés descalços
Katia Geni Cordeiro Lopes - Instituto Municipal Helena Antipoff


Diálogos com saúde e cultura na escola Pataxó.
Paulo de Tássio Borges da silva - PPGED/UFS
Maria Inês Oliveira Araújo - PPGED/UFS


A lei 10.639/03 e as questões de identidade através da arte.
Tássio Ferreira Santana  - PPGAC/UFBA


Sarau da Cultura Afro-brasileira: a arte negra na perspectiva de promoção de saúde mental no espaço escolar.
Danielle Celi dos Santos Scholz – UFRGS, Leira Salete Teixeira, Simone Borges  e Anna Letícia Ventre -  Secretaria de Educação de Novo Hamburgo


Educação como ato político: uma breve reflexão sobre o pré-vestibular para negros e carentes (PVNC).
Vanessa Silveira de Brito - UERJ


Arte, Educação e Relações Étnico-Raciais no Museu da Vida.
Hilda da Silva Gomes, Carla Gruzman e Maria Paula Bonatto - Museu da Vida - Fiocruz 


Dundum - "Os tambores falantes": anunciando diferentes histórias.
Taisa Ferraz Eduardo - CE. Mal. João Baptista de Mattos.


Coletivo Uttopia21: uma experiência virtual contra o racismo, preconceito e discriminação.
Dayse Álvares de Morais Silva - PUC-SP


Pedagogias da racialização em foco: uma pesquisa com crianças da educação infantil.

Liliane Marisa Rodrigues Machado - Rede Municipal Alvorada/RS.


“O arcabouço desigual: a gravidade da injúria”
Patrícia G. O. Rodrigues – CEFET/RJ


Afro-Permanente: A formação do arte-educador e as questões afro-brasileiras

 Juliana Oliveira Gonçalves dos Santos – IA-UNESP



Nenhum comentário:

Postar um comentário