Salas e Horários das Apresentações de Trabalho

CAMPO ARTÍSTICO E CONSTRUÇÃO DE ETNICIDADES


Sessão da manhã - 10:30 às 12:30 hs.
Local: Auditório VI – 5º. Andar – Bloco E
Mediador: Sirlene Ribeiro Alves


PASSOS E COMPASSOS DO OLHAR EM DESLOCAMENTOS A GUINÉ BISSAU
Virginia Maria Yunes – UDESC

AFRODESCENDÊNCIA E CULTURA: A LITERATURA ANGLÓFONA E A VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES
Lílian Cavalcanti Fernandes Vieira - UFC

ARTE-ARUANDA: O DESEJO DE TRANSPOR OS MUROS DO MUNDO EURO NORMATIVO NO CIRCUITO DE ARTES VISUAIS
Isabela de Fátima do Lago Vieira- NEAB/IFPA
Arthur Leandro de Moraes Maroja- UFPA

ESCOLA DE SAMBA: AXÉ MUITO ALÉM DO ENREDO. ESTUDO SOBRE A RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NAS ORIGENS DAS ESCOLAS DE SAMBA ESTÁCIO E PORTELA
Juliana do Nascimento Correia – IFRJ

ANJO NEGRO E SORTILÉGIO - UMA COMPARAÇÃO ETNOGRÁFICA
 ELIANE ALMEIDA DE SOUZA E CRUZ

SOUL BLACK DO BEN
Giovana de Carvalho Castro – PJF/MG
Carla Cristina Carvalho Pereira – PJF/MG
Herbert Hischter – PJF/MG





Sessão da tarde - 13:30 às 15:30 hs.
Local: Auditório VI – 5º. Andar- Bloco E
Mediador: Sirlene Ribeiro Alves



O ENSINO DE LITERATURA E SUAS POSSIBILIDADES: A ESCRITA MARGINAL E A APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03

Daniele Feliz – CEFET/RJ

DUNDUN - “OS TAMBORES FALANTES”: ANUNCIANDO DIFERENTES HISTÓRIAS
TAISA FERRAZ EDUARDO – CEMJBM

A ESCULTURA DE EMANOEL ARAUJO
Cristina Pierre de França
Colégio Pedro II/ FAETEC/UNIGRANRIO

OS PERCALÇOS NA EDUCAÇÃO PARA MINISTRAR OS CONTOS MITOLÓGICOS AFRICANOS
Maria Cristina Marques CEFET-RJ

UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DO ARTISTA AFRO-BRASILEIRO
Soane Piuna Batista de Souza - UFMS
Paulo César Antonini de Souza – UFMS

AFRORRASURAS – DISPUTAS DE MEMÓRIA E IDENTIDADE NAS POÉTICAS DE ÉLE SEMOG E JOSÉ LUIS HOPFFER ALMADA
Ricardo “Riso” Silva Ramos de Souza -CEFET/RJ







Mídia e Repertórios Culturais na Construção de Identidades Étncio-Raciais


Sessão da manhã - 10:30 às 12:30 hs.
Local: Auditório V – 5º. Andar – Bloco E
Mediador: Carlos Henrique Martins


Corpo, palavra e territórios Culturais nas representações cinematográficas juvenis.
Monica Franciso - UFRRJ .

A Estética da Cultura Afro-brasileira como caminho para a Emancipção
Rosana Soares – UFBA
Carlos Alberto da Silva - Unisul.

Ideologia do Branqueamento e a Identidade Negra nas telenovelas Brasileiras - Contribuições da Lei 10.639/2003
Maureci Moreira de Almeida - CEFAPRO
Francisco Xavier Freire Rodrigues - UFMT.

"Igualdade é o cacete!" - As controvérsias em torno dos usos e significações da categoria Intolerância Religiosa pelos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro na Cidade do Rio de Janeiro (COMDEDINE - Rio)
Rosiane Rodrigues de Almeida - UFF

Crianças negras, Literatura Infantil Branca
Liliam Teresa Martins Freitas - UFF.




Sessão da tarde - 13:30 às 15:30 hs.
Local: Auditório V – 5º. Andar – Bloco E
Mediador: Carlos Henrique Martins


Cabelos crespos como marcador étnico racial entre crianças da educação infantil.
Aline de Oliveira Braga - UERJ

Como um negro: desconstruindo estereótipos.
Natasha fernandes Mendes - CEFET-RJ
Isabela Bastos de Carvalho - CEFET-RJ.

Juventude Negra e a Lei 10.639/2003: novas perspectivas de (re) construção social.
Rosilene da Conceição Silva - CEFET-RJ

a cor, a cultura e o silêncio no ensino de artes
Marcelino Euzébio Rodrigues - UFRRJ.

Notas sobre a branquitude: as relações raciais no Brasil a partir da dança.
Felipe Wircker Machado - PUC-Rio.

O Pagode da década de 90, um estudo sobre a imagem do negro na mídia.
Demetrius Silva Gomes - CEFET-RJ.





Pensamento e Políticas Públicas:
Dimensões Institucionais das Relações Étnico-Raciais


Sessão da manhã – 10:30 às 12:30 hs.
Local: Auditório VIII – 4º. Andar – Bloco E
Mediador: Francisco W. B. Sampaio 


“10 ANOS DE PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03: SEUS REFLEXOS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DA PERIFERIA”
Altair Caetano – Cefet RJ

“A EFETIVAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS NO ENSINO PUBLICO E PRIVADO:UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS”
Antônio Germano - Uninove
Manuel Tavares Gomes

“PROTEÇÃO CULTURAL E URBANISTICA DAS CASAS DE MATRIZES AFRICANAS: POSSIBILIDADE DE PROMOVER A GARANTIA DA IGUALDADE NAS TERRITORIALIDADES NEGRAS NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU”
Carlos Humberto da Silva Filho - UFRRJ/PPGDT

CONHECENDO OS ALUNOS INTERNOS DO CAVG/IFSUL: EDUCAÇÃO CULTURA E POLITICA PÚBLICA
Angelita Ribeiro
Fabíola Mattos
Denise Bussoletti
Leandro Haerter
Hélcio Júnior PPGE/PREC/UFPel


O SENSO COMUM E AS COTAS RACIAIS: ANALISE DAS OPINIOES EMITIDAS PELOS LEITORS DO JORNAL O GLOBO SOBRE O SISTEMA DE COTAS ATRAVES DA SESSÃO “CARTA DOS LEITORES”
Luiza Mandela – CEFET RJ

“IGUALDADE E DISCRIMINAÇÃO À LUZ DAS POLITICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS”
Nelson Joaquim – FSJ



  

Sessão da tarde  – 13:30 às 15:30 hs.
Local: Auditório VIII – 4º. Andar – Bloco E
Mediador: Francisco W. B. Sampaio


“ESCOLARIZAÇÃO DE MENINOS NEGROS: DESCONSTRUÇÃO DE SABERES POR MEIO DE CURRICULOS”
Mônica da Silva Francisco ( IM/ PPGEDUC- UFRRJ) 

(RE)PENSANDO AS RELAÇÕES RACIAIS, DE GÊNERO E SEXUALIDADE: O CASO BRASILEIRO
Patrícia Rodrigues - CEFET

“O PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA E A AUSENCIA DE DOENÇA POR RAZÕES ETNICAS NA POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE: A ANEMIA FALCIFORME EM QUESTÃO”
Rita Ladeira - UFRJ/CEFET

“O MESMO E O OUTRO: A PESQUISA COMO ENCONTRO OU O ENCONTRO COMO PESQUISA?”
Danielle Tudes Pereira Silva – UERJ

“A LEI PEGOU? REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INSTITUCIONAIS PARA A EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS”
Úrsula Pinto Lopes de Farias (UFRRJ)






Experiências Educacionais I

Sessão da manhã – 10:30 às 12:30 hs.
Local: Auditório VII – 4º. Andar – Bloco E
Mediador: Ricardo Riso


Espaço e expressões religiosas: teoria e prática na geografia escolar
Marcelo Alonso Morais
PUC Rio, Colégio Pedro II, Escola Alemã Corcovado

“CAIXA DE MEMÓRIAS”: ARTE E ANCESTRALIDADES NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL .
Edvandro Luise de Souza, Caio Cesar Pereira Pinto Cruz, Eliane Mattozo de Mattos, Olívia Samara Negrão Cavalcanti, Raphael de Andrade Couto e Viviane Viana de Souza – Colégio Pedro II.

Dundum - "Os tambores falantes": anunciando diferentes histórias.
Taisa Ferraz Eduardo - CE. Mal. João Baptista de Mattos.

CONSTRUINDO RELAÇÕES COM A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Regina Márcia Pereira de Oliveira- FaE/UEMG

RELATO DE EXPERIÊNCIA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE TEATRO NO PIBID
Ana Caroline de Jesus Santos

TEATRO NA COMUNIDADE: CORPOS MARCADOS PELAS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO
Hélcio Fernandes Barbosa Júnior, Leandro Haerter, Angelita (IFSul) Soares Ribeiro (IFSul) e Denise Marcos Bussoletti. – UFPel.

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ADOLESCENTES NEGROS E NEGRAS
José Heleno Ferreira – FUNEDI/UEMG


  

Sessão da tarde – 13:30 às 15:30 hs.
Local: Auditório VII – 4º. Andar – Bloco E
Mediador: Altair Caetano



A CONTRIBUIÇÃO DAS CULTURAS E HISTÓRIAS QUILOMBOLAS EM CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Hélcio Fernandes Barbosa Júnior, Leandro Haerter, Angelita (IFSul) Soares Ribeiro (IFSul) e Denise Marcos Bussoletti. – UFPel.

“O CABELO NÃO PODE TE NEGAR: DIALOGANDO COM O CURTA IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL
Caruanã Guatara Oliveira Frescurato - UFRRJ

A QUESTÃO DAS IDENTIDADES NA COPA DO MUNDO DA FIFA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARTE/EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR
Ana Paula Vasconcellos Moreira – UnB (IdA/Vis)

OS PROCESSOS DE INTERPELAÇÕES RACIAIS E AS PRÁTICAS CULTURAIS COMO POSSIBILIDADES DE AUTOCONSTRUÇÃO
Paulo César Cardoso – CEFET-RJ

SOBRE AS ASAS DO ‘ANJO NEGRO’, PRESSUPOSTOS ANALÓGICOS E DIGITAIS DA METODOLOGIA ‘MÍTICA’ PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS DO IFB: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Robson Bastos Roen, Fernando Antônio de Alvarenga Grossi, Andreia dos Santos, Damares Rodrigues Barreto e Josilene Maria da Silva – IFB.

LITERATURA INFANTO-JUVENIL: UM CAMINHO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL.
Gracyelle S. Costa - UFF








Experiências Educacionais II


Sessão da manhã – 10:30 às 12:30 hs.
Local: Academia do Cefet
Mediador: Carine da Costa Cadilho


RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓICAS COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS
Larissa Jacintho Moreira Gama – IM/UFRRJ
A AFRICA EM NÓS - A CONTRIBUIÇÃO DO NEGRO PARA A CULTURA BRASILEIRA.
Janaína Nery Viana – UFF/RJ

Pintura Ndebele: cores e formas da cultura africana nas aulas de artes.
Talita dos Santos Gregório - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Marcela Wanderley Gaio - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

A Produção do livro África: Novas leituras  
Vagner da rosa Amaro - Sesc


Samba e Afro-brasilidade: troca de Experiências e saberes em uma oficina.
Fernanda Delvalhas Piccolo, IFRJ – Nilópolis, Maria da Glória Santos – IFRJ, Sandra Regina Fabiano do Rosário Vieira IFRJ,  Claudia Pinho Anselmo de Lima – IFRJ, Sidnei Eduardo Pena Gama - IFRJ 


Histórias de lá e de cá, fortalecendo identidades: aplicação da lei 10639/03 na Educação Infantil.
Ananda da Luz Ferreira - Creche Municipal Casa Branca Professor Paulo Freire.




Sessão da tarde – 13:30 às 15:30 hs.
Local: Academia do Cefet
Mediador: Carine da Costa Cadilho



“O arcabouço desigual: a gravidade da injúria”
Patrícia G. O. Rodrigues – CEFET/RJ

DIÁLOGOS COM SAÚDE E CULTURA NA ESCOLA PATAXÓ
Paulo de Tássio Borges da Silva- PPGED/UFS
Maria Inêz Oliveira Araújo- PPGED/UFS

A lei 10.639, uma experiência concreta no pré vestibular comunitário
Elson Luiz Barbosa Filho - UFF

O acesso às Letras por negros livres, libertos e sujeitos de pés descalços
Katia Geni Cordeiro Lopes - Instituto Municipal Helena Antipoff


A lei 10.639/03 e as questões de identidade através da arte.
Tássio Ferreira Santana  - PPGAC/UFBA


Sarau da Cultura Afro-brasileira: a arte negra na perspectiva de promoção de saúde mental no espaço escolar.
Danielle Celi dos Santos Scholz – UFRGS, Leira Salete Teixeira, Simone Borges  e Anna Letícia Ventre -  Secretaria de Educação de Novo Hamburgo






Experiências Educacionais III

Sessão da tarde – 13:30 às 15:30 hs.
Local: sala 509 E – 5º. Andar – Bloco E
Mediador: Eliane Cruz


Educação como ato político: uma breve reflexão sobre o pré-vestibular para negros e carentes (PVNC).
Vanessa Silveira de Brito - UERJ


Arte, Educação e Relações Étnico-Raciais no Museu da Vida.
Hilda da Silva Gomes, Carla Gruzman e Maria Paula Bonatto - Museu da Vida - Fiocruz 



Coletivo Uttopia21: uma experiência virtual contra o racismo, preconceito e discriminação.
Dayse Álvares de Morais Silva - PUC-SP


Pedagogias da racialização em foco: uma pesquisa com crianças da educação infantil.
Liliane Marisa Rodrigues Machado - Rede Municipal Alvorada/RS.


PIMENTA NO PÉ
Cláudia Valéria B. Marques e Gláucia L. Drumond Bispo (UERJ) – PCRJ

Afro-Permanente: A formação do arte-educador e as questões afro-brasileiras

 Juliana Oliveira Gonçalves dos Santos – IA-UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário