CAMPO ARTÍSTICO E CONSTRUÇÃO DE
ETNICIDADES
Sessão da
manhã - 10:30 às 12:30 hs.
Local:
Auditório VI – 5º. Andar – Bloco E
Mediador:
Sirlene Ribeiro Alves
PASSOS E COMPASSOS DO
OLHAR EM DESLOCAMENTOS A GUINÉ BISSAU
Virginia Maria Yunes – UDESC
AFRODESCENDÊNCIA E
CULTURA: A LITERATURA ANGLÓFONA E A VALORIZAÇÃO DAS AFRICANIDADES
Lílian Cavalcanti Fernandes Vieira - UFC
ARTE-ARUANDA:
O DESEJO DE TRANSPOR OS MUROS DO MUNDO EURO NORMATIVO NO CIRCUITO DE ARTES
VISUAIS
Isabela de
Fátima do Lago Vieira- NEAB/IFPA
Arthur
Leandro de Moraes Maroja- UFPA
ESCOLA
DE SAMBA: AXÉ MUITO ALÉM DO ENREDO. ESTUDO SOBRE A RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA
NAS ORIGENS DAS ESCOLAS DE SAMBA ESTÁCIO E PORTELA
Juliana do Nascimento
Correia – IFRJ
ANJO NEGRO E
SORTILÉGIO - UMA COMPARAÇÃO ETNOGRÁFICA
ELIANE ALMEIDA DE SOUZA E CRUZ
SOUL
BLACK DO BEN
Giovana de Carvalho
Castro – PJF/MG
Carla Cristina Carvalho
Pereira – PJF/MG
Herbert Hischter –
PJF/MG
Sessão da
tarde - 13:30 às 15:30 hs.
Local:
Auditório VI – 5º. Andar- Bloco E
Mediador:
Sirlene Ribeiro Alves
O
ENSINO DE LITERATURA E SUAS POSSIBILIDADES: A ESCRITA MARGINAL E A APLICAÇÃO DA
LEI 10.639/03
Daniele Feliz – CEFET/RJ
DUNDUN - “OS TAMBORES FALANTES”:
ANUNCIANDO DIFERENTES
HISTÓRIAS
TAISA
FERRAZ EDUARDO – CEMJBM
A
ESCULTURA DE EMANOEL ARAUJO
Cristina Pierre de
França
Colégio Pedro II/
FAETEC/UNIGRANRIO
OS
PERCALÇOS NA EDUCAÇÃO PARA MINISTRAR OS CONTOS MITOLÓGICOS AFRICANOS
Maria Cristina Marques CEFET-RJ
UM
OLHAR SOBRE O PROCESSO DE LEGITIMAÇÃO DO ARTISTA AFRO-BRASILEIRO
Soane Piuna Batista de
Souza - UFMS
Paulo César Antonini de
Souza – UFMS
AFRORRASURAS – DISPUTAS
DE MEMÓRIA E IDENTIDADE NAS POÉTICAS DE ÉLE SEMOG E JOSÉ LUIS HOPFFER ALMADA
Ricardo “Riso” Silva
Ramos de Souza -CEFET/RJ
Mídia e
Repertórios Culturais na Construção de Identidades Étncio-Raciais
Sessão da
manhã - 10:30 às 12:30 hs.
Local:
Auditório V – 5º. Andar – Bloco E
Mediador:
Carlos Henrique Martins
Corpo, palavra e territórios Culturais nas representações
cinematográficas juvenis.
Monica Franciso - UFRRJ .
A Estética da Cultura Afro-brasileira como caminho para a Emancipção
Rosana Soares – UFBA
Carlos Alberto da Silva - Unisul.
Ideologia do Branqueamento e a Identidade Negra nas telenovelas
Brasileiras - Contribuições da Lei 10.639/2003
Maureci Moreira de Almeida - CEFAPRO
Francisco Xavier Freire Rodrigues - UFMT.
"Igualdade é o cacete!" - As controvérsias em torno dos usos e
significações da categoria Intolerância Religiosa pelos membros do Conselho
Municipal de Defesa dos Direitos do Negro na Cidade do Rio de Janeiro
(COMDEDINE - Rio)
Rosiane Rodrigues de Almeida - UFF
Crianças negras, Literatura Infantil Branca
Liliam Teresa Martins Freitas - UFF.
Sessão da
tarde - 13:30 às 15:30 hs.
Local:
Auditório V – 5º. Andar – Bloco E
Mediador:
Carlos Henrique Martins
Cabelos crespos como marcador étnico racial entre crianças da educação
infantil.
Aline de Oliveira Braga - UERJ
Como um negro: desconstruindo estereótipos.
Natasha fernandes Mendes - CEFET-RJ
Isabela Bastos de Carvalho - CEFET-RJ.
Juventude Negra e a Lei 10.639/2003: novas perspectivas de (re)
construção social.
Rosilene da Conceição Silva - CEFET-RJ
a cor, a
cultura e o silêncio no ensino de artes
Marcelino
Euzébio Rodrigues - UFRRJ.
Notas sobre a branquitude: as relações raciais no Brasil a partir da
dança.
Felipe Wircker Machado - PUC-Rio.
O Pagode da década de 90, um estudo sobre a imagem do negro na mídia.
Demetrius Silva Gomes - CEFET-RJ.
Pensamento e Políticas Públicas:
Dimensões Institucionais das Relações
Étnico-Raciais
Sessão da
manhã – 10:30 às 12:30 hs.
Local:
Auditório VIII – 4º. Andar – Bloco E
Mediador: Francisco
W. B. Sampaio
“10 ANOS DE
PROMULGAÇÃO DA LEI Nº 10.639/03: SEUS REFLEXOS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR DA
PERIFERIA”
Altair Caetano – Cefet RJ
“A EFETIVAÇÃO DA
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANAS NO ENSINO PUBLICO E PRIVADO:UM
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DUAS ESCOLAS”
Antônio Germano - Uninove
Manuel Tavares Gomes
“PROTEÇÃO CULTURAL
E URBANISTICA DAS CASAS DE MATRIZES AFRICANAS: POSSIBILIDADE DE PROMOVER A
GARANTIA DA IGUALDADE NAS TERRITORIALIDADES NEGRAS NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU”
Carlos Humberto da Silva Filho - UFRRJ/PPGDT
CONHECENDO OS
ALUNOS INTERNOS DO CAVG/IFSUL: EDUCAÇÃO CULTURA E POLITICA PÚBLICA
Angelita Ribeiro
Fabíola Mattos
Denise Bussoletti
Leandro Haerter
Hélcio Júnior PPGE/PREC/UFPel
O SENSO COMUM E AS
COTAS RACIAIS: ANALISE DAS OPINIOES EMITIDAS PELOS LEITORS DO JORNAL O GLOBO
SOBRE O SISTEMA DE COTAS ATRAVES DA SESSÃO “CARTA DOS LEITORES”
Luiza Mandela – CEFET RJ
“IGUALDADE E
DISCRIMINAÇÃO À LUZ DAS POLITICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS”
Nelson Joaquim – FSJ
Sessão da tarde – 13:30 às 15:30 hs.
Local:
Auditório VIII – 4º. Andar – Bloco E
Mediador:
Francisco W. B. Sampaio
“ESCOLARIZAÇÃO DE
MENINOS NEGROS: DESCONSTRUÇÃO DE SABERES POR MEIO DE CURRICULOS”
Mônica da Silva Francisco ( IM/ PPGEDUC- UFRRJ)
(RE)PENSANDO
AS RELAÇÕES RACIAIS, DE GÊNERO E SEXUALIDADE: O CASO BRASILEIRO
Patrícia Rodrigues -
CEFET
“O PROGRAMA SAUDE
NA ESCOLA E A AUSENCIA DE DOENÇA POR RAZÕES ETNICAS NA POPULAÇÃO
AFRODESCENDENTE: A ANEMIA FALCIFORME EM QUESTÃO”
Rita Ladeira - UFRJ/CEFET
“O MESMO E O OUTRO:
A PESQUISA COMO ENCONTRO OU O ENCONTRO COMO PESQUISA?”
Danielle
Tudes Pereira Silva – UERJ
“A LEI PEGOU?
REFLEXÕES SOBRE AÇÕES INSTITUCIONAIS PARA A EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES
ETNICO-RACIAIS”
Úrsula Pinto Lopes de Farias (UFRRJ)
Experiências
Educacionais I
Sessão da
manhã – 10:30 às 12:30 hs.
Local:
Auditório VII – 4º. Andar – Bloco E
Mediador: Ricardo
Riso
Espaço e expressões religiosas: teoria e prática na geografia escolar
Marcelo Alonso Morais
PUC Rio, Colégio Pedro II, Escola Alemã Corcovado
“CAIXA DE
MEMÓRIAS”: ARTE E ANCESTRALIDADES NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL .
Edvandro Luise de Souza, Caio Cesar Pereira Pinto Cruz, Eliane Mattozo de
Mattos, Olívia Samara Negrão Cavalcanti, Raphael de Andrade Couto e Viviane
Viana de Souza – Colégio Pedro II.
Dundum - "Os tambores falantes": anunciando diferentes
histórias.
Taisa Ferraz Eduardo - CE. Mal. João Baptista de Mattos.
CONSTRUINDO
RELAÇÕES COM A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Regina Márcia Pereira de Oliveira- FaE/UEMG
RELATO DE
EXPERIÊNCIA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE TEATRO NO PIBID
Ana Caroline de Jesus Santos
TEATRO NA
COMUNIDADE: CORPOS MARCADOS PELAS VIVÊNCIAS DO COTIDIANO
Hélcio
Fernandes Barbosa Júnior, Leandro Haerter, Angelita (IFSul) Soares Ribeiro (IFSul)
e Denise Marcos Bussoletti. – UFPel.
EDUCAÇÃO DAS
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE ADOLESCENTES NEGROS E
NEGRAS
José
Heleno Ferreira – FUNEDI/UEMG
Sessão da
tarde – 13:30 às 15:30 hs.
Local:
Auditório VII – 4º. Andar – Bloco E
Mediador: Altair
Caetano
A CONTRIBUIÇÃO DAS
CULTURAS E HISTÓRIAS QUILOMBOLAS EM CURRÍCULOS ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Hélcio
Fernandes Barbosa Júnior, Leandro Haerter, Angelita (IFSul) Soares Ribeiro
(IFSul) e Denise Marcos Bussoletti. – UFPel.
“O CABELO NÃO PODE
TE NEGAR: DIALOGANDO COM O CURTA IMAGINE UMA MENINA COM CABELOS DE BRASIL
Caruanã
Guatara Oliveira Frescurato - UFRRJ
A QUESTÃO DAS
IDENTIDADES NA COPA DO MUNDO DA FIFA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARTE/EDUCAÇÃO PARA AS
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR
Ana
Paula Vasconcellos Moreira – UnB (IdA/Vis)
OS PROCESSOS DE
INTERPELAÇÕES RACIAIS E AS PRÁTICAS CULTURAIS COMO POSSIBILIDADES DE
AUTOCONSTRUÇÃO
Paulo César Cardoso – CEFET-RJ
SOBRE AS ASAS DO ‘ANJO
NEGRO’, PRESSUPOSTOS ANALÓGICOS E DIGITAIS DA METODOLOGIA ‘MÍTICA’ PARA O
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS TÉCNICOS E TECNOLÓGICOS DO IFB: RELATO
DE EXPERIÊNCIA.
Robson Bastos Roen, Fernando Antônio de Alvarenga Grossi, Andreia dos
Santos, Damares Rodrigues Barreto e Josilene Maria da Silva – IFB.
LITERATURA
INFANTO-JUVENIL: UM CAMINHO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL.
Gracyelle S. Costa - UFF
Experiências
Educacionais II
Sessão da
manhã – 10:30 às 12:30 hs.
Local: Academia
do Cefet
Mediador:
Carine da Costa Cadilho
RACISMO,
PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE PRÁTICAS
PEDAGÓICAS COM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS
Larissa
Jacintho Moreira Gama – IM/UFRRJ
A AFRICA EM NÓS - A CONTRIBUIÇÃO DO
NEGRO PARA A CULTURA BRASILEIRA.
Janaína Nery Viana – UFF/RJ
Janaína Nery Viana – UFF/RJ
Pintura
Ndebele: cores e formas da cultura africana nas aulas de artes.
Talita dos
Santos Gregório - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro; Marcela
Wanderley Gaio - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
A Produção do livro África: Novas leituras
Vagner da rosa Amaro - Sesc
Samba e Afro-brasilidade: troca de Experiências e saberes em uma
oficina.
Fernanda Delvalhas Piccolo, IFRJ – Nilópolis, Maria da Glória Santos –
IFRJ, Sandra Regina Fabiano do Rosário Vieira IFRJ, Claudia Pinho Anselmo
de Lima – IFRJ, Sidnei Eduardo Pena Gama - IFRJ
Histórias de lá e de cá, fortalecendo identidades: aplicação da lei
10639/03 na Educação Infantil.
Ananda da Luz Ferreira - Creche Municipal Casa Branca Professor Paulo
Freire.
Sessão da
tarde – 13:30 às 15:30 hs.
Local:
Academia do Cefet
Mediador:
Carine da Costa Cadilho
“O arcabouço desigual: a gravidade da injúria”
Patrícia G. O. Rodrigues – CEFET/RJ
DIÁLOGOS COM SAÚDE E CULTURA NA ESCOLA
PATAXÓ
Paulo de Tássio Borges
da Silva- PPGED/UFS
Maria Inêz Oliveira
Araújo- PPGED/UFS
A lei 10.639, uma experiência concreta no pré vestibular comunitário
Elson Luiz Barbosa Filho - UFF
O acesso às Letras por negros livres, libertos e sujeitos de pés
descalços
Katia Geni Cordeiro Lopes - Instituto Municipal Helena Antipoff
A lei 10.639/03 e as questões de identidade através da arte.
Tássio Ferreira Santana - PPGAC/UFBA
Sarau da Cultura Afro-brasileira: a arte negra na perspectiva de
promoção de saúde mental no espaço escolar.
Danielle Celi dos Santos Scholz – UFRGS, Leira Salete Teixeira, Simone
Borges e Anna Letícia Ventre - Secretaria de Educação de Novo
Hamburgo
Experiências
Educacionais III
Sessão da
tarde – 13:30 às 15:30 hs.
Local: sala
509 E – 5º. Andar – Bloco E
Mediador:
Eliane Cruz
Educação como ato político: uma breve reflexão sobre o pré-vestibular
para negros e carentes (PVNC).
Vanessa Silveira de Brito - UERJ
Arte, Educação e Relações Étnico-Raciais no Museu da Vida.
Hilda da Silva Gomes, Carla Gruzman e Maria Paula Bonatto - Museu da
Vida - Fiocruz
Coletivo Uttopia21: uma experiência virtual contra o racismo,
preconceito e discriminação.
Dayse Álvares de Morais Silva - PUC-SP
Pedagogias da racialização em foco: uma pesquisa com crianças da
educação infantil.
Liliane Marisa Rodrigues Machado - Rede Municipal Alvorada/RS.
PIMENTA NO PÉ
Cláudia Valéria B. Marques e Gláucia L. Drumond Bispo (UERJ) – PCRJ
Afro-Permanente: A formação do arte-educador e as questões
afro-brasileiras
Juliana Oliveira Gonçalves dos Santos –
IA-UNESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário